subscribe: Posts | Comments | Email

Mitos e verdades sobre as unhas

26 comments
Mitos e verdades sobre as unhas

Quem não deseja ter unhas saudáveis, firmes e sem ondulações ou que quebram facilmente? Há ainda quem ame unhas curtinhas, há quem ame unhas super compridas mas será que é verdade que o formato das unhas influenciam no crescimento? E aquelas receitinhas milagrosas que passam de mãe pra filha? Esmalte vermelho ou escuro deixa mesmo as unhas mais fortes?

Todas nós temos nossas crenças sobre o que é melhor para as unhas. Mas nem sempre as receitas milagrosas fazem bem para elas. O Dr. Paulo Henrique Lucas, farmacêutico especializado em cosmética e consultor da Derma Nail, desvenda 11 das crenças em que as mulheres costumam acreditar sobre suas unhas.

CRENÇA: Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas. RESPOSTA: Mito.

Os esmaltes escuros não contem nenhuma substância que possa fortalecer a unha. As substâncias encontradas em esmaltes comuns como o formaldeído (tóxico), o tolueno e o benzeno (solventes agressivos) fazem o trabalho contrário. Além de enfraquecerem, são perigosas para as pessoas mais sensíveis nesta área. Antes de comprar algum vidrinho de esmalte, confira se o mesmo é livre destas químicas. E caso ocorra alguma alergia, antes de qualquer coisa, o melhor é procurar um médico, pois ele fará testes que irão dizer qual foi realmente o problema.

CRENÇA: Não se pode tirar o esmalte com acetona, pois ela danifica a unha. RESPOSTA: Verdade.

A acetona é uma substancia muito agressiva, que, em contato com a unha, a deixa cada vez mais fraca e esbranquiçada. O correto é usar removedores sem acetona que não agridem e/ou ressecam as unhas.

CRENÇA: Manter as unhas sempre úmidas pode causar doenças. RESPOSTA: Verdade.

A umidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o "unheiro". O correto é evitar deixar as mãos úmidas por muito tempo. Quem trabalha expondo frequentemente as mãos e unhas à água deve manter as mãos bem secas após o término da sua atividade para evitar ataques de fungos e bactérias que levarão a doenças.

CRENÇA: O formato das unhas facilita que as mesmas encravem ou se lasquem com mais facilidade. RESPOSTA: Verdade.

As unhas dos pés, preferencialmente, devem ter o formato quadrado para impedir que elas encravem. O uso de sapatos apertados contribui para o surgimento de unhas encravadas. Já o formato ovalado é ideal para unhas das mãos que são habitualmente fracas e quebradiças. Unhas nesse formato "quebram" com menos facilidade.

CRENÇA: Pintar as unhas com esmaltes escuros as deixam escuras. RESPOSTA: Mito.

Na verdade, o que deixa as unhas escuras são algumas substâncias presentes na maioria dos esmaltes convencionais, como o formaldeído, o tolueno e o benzeno, que agridem as unhas, as tingindo gradativamente, conforme o uso dos esmaltes.

CRENÇA: Para obter melhor resultado, as unhas devem sempre ser cortadas onde começa a “carne”. RESPOSTA: Mito.

Esta parte debaixo da unha nada mais é que uma proteção da própria. Cortando rente a ela, a unha pode sofrer alguns danos, como o descolamento, ou até, ser machucada. O certo é deixar uma pequena parte da unha para cima, para que esta proteção continue ativa.

 

CRENÇA: Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que elas fiquem mais fracas e quebradiças. RESPOSTA: Mito.

Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde das mesmas, já que este processo não é feito em sua matriz, mas sim na extremidade da unha, quando ela já passou por toda a sua fase de crescimento.

CRENÇA: Para as pessoas que são alérgicas, pode-se passar uma base hipoalergênica e qualquer outro esmalte por cima. RESPOSTA: Mito.

A base hipoalergênica não garante que será feita uma película ou filme sobre a unha que impeça que o suposto esmalte convencional não irá entrar em contato com a unha e causar alergia.

CRENÇA: É possível contrair hepatite fazendo as unhas. RESPOSTA: Verdade.

Se no salão que você frequenta a sua manicure não toma todas as prevenções necessárias, a possibilidade de contrair a doença é grande. Além de higienizar o material, é necessário esterilizá-lo de forma correta. O mais eficaz é ter o seu próprio kit de manicure e levá-lo sempre que for fazer as unhas.

CRENÇA: Não se pode tirar a cutícula, o correto é empurrá-la. RESPOSTA: Verdade.

A cutícula é uma pele que se sobrepõe à unha, agindo como uma proteção natural contra bactérias e fungos. Removendo-a, a unha se torna suscetível a tais problemas.

CRENÇA: O correto é deixar as unhas sem esmalte para que ela possa “respirar”. RESPOSTA: Mito.

As unhas são constituídas por células mortas de queratina, sendo assim, elas não têm necessidade de “respirar”. O que pode ocorrer é o ressecamento e enfraquecimento das unhas em virtude da esmaltação contínua feita por esmaltes convencionais que possuem tolueno, benzeno e formaldeído (agressivos às unhas). Para a saúde das unhas, é sempre bom optar linhas de esmaltes que não agridam as unhas e são livres destas substâncias tóxicas. Utilizando esses esmaltes sem agressividade, é possível esmaltar as unhas todos os dias sem intervalos e sem agressão às mesmas.

Faz pouco tempo, saiu uma pesquisa realizada pelo Pro teste apontando substâncias prejudiciais á saúde  em esmaltes de marcas conhecidas. Para ver com detalhes a pesquisa, clique AQUI

E vocês meninas, tem alguma crença ou ritual quando o assunto são as unhas? Tem alguma dica ou crença que costumam fazer e acreditar? Contem pra gente nos comentários!

Imagens: Reprodução – Dreamstime

Fonte: Bolsa de Mulher

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. Lis Tavares says:

    Amo posts sobre unhas. Ainda mais quando o assunto é mitos e verdades para mantê-las fortes e bonitas. As minhas ultimamente vem quebrando com uma facilidade incrível tanto que nem consigo mais mantê-las no tamanho desejado por mim. Já tentei de tudo e até estou bem atenta a minha alimentação. Como eu não tiro a cutícula a mais de 6 meses fico chateada com isso, mas fazer o quê? rss, beijo Vanessa.

    • Oi Lis! É sempre bom posts que esclarecem certas manias e crendices quando o assunto são nossas unhas, cabelos, enfim, com coisas que nós damos muita atenção! Existem capsulas de colágeno e bases endurecedoras, acho que você poderia tentar! Eu vi no programa Bem Estar que falta de ferro também prejudica que unhas e cabelos cresçam normalmente….de qualquer forma, procurar uma dermato talvez ajude você nesse incômodo! Obrigada pela visita e comentário! Bjs

  2. Tem umas coisas aí que eu não sabia, mas tem outras que eu penso "como as pessoas podem acreditar nisso?", hahaha! Adorei o post, Van. Super importante!
    Beijo

    • Oi Na! O bom é esclarecer….as vezes também desacredito de certas coisas que leio mas muito se deve a crendices e modismos pouplares e regionais! Que bom que gostou! Beijo

  3. Oi Van
    Adorei o Post! Bem, minhas unhas estao bem curtinhas ultimamente. Nao tenho tido tempo para extensions e a vida domestica no japao nao ajuda muito ne? Mas nao reclamo nao, estao curtas e bem, só as cuticulas que nao consegui ainda deixar de tirar, meu dedo do meio da mao direita produz moooooita cuticula rs é o dedo que espremo qdo escrevo, e vamos dizer que eu ja escrevi muito nessa vida rs
    bjks

    • Oi Satie! Engraçado isso de crescer mais cutículas em certos dedos….mas uma coisa é verdade, quanto mais se tira, mais nasce e o importante é hidratá-las bem porque assim elas não aparecem muito e nem incomodam! Eu fujo das extensions, prefiro cuidar do que usar esse método, já que elas enfraquecem demais as unhas e depois para recuperar dá trabalho e demora muito! Bjs

  4. Nossa que aula sobre unha ahahahahha. eu que tenho um eterno problemas com as minhas me serviu bem esse post!! 
    boas dicas!!
    bjkas

    • Oi Helo! Quase um tuto! rs Sempre é bom desmistificarmos certas crendices que acabam atrapalhando e fazem entender melhor certas coisas! Que bom que o post te ajudou! Bjs

  5. Adorei tbém…nunca tive essas dúvidas n.Já fui um pouco supersticiosa,poís minha mãe dizia k n podia cortar unha de noite,até uns anos atrás eu n cortava…rs.Mas agora já corto…kkkk.Coisas de mães e vovós é dificil largar sabe.Mas sei k n tem nada haver.
    Van…vc falou do creminho lá,mas aki na região n tem esses balcões de Dior etc e tal,ai fica dificil pra testar né.
    Mas sei k preciso investir em algo bom,mas é k os valores n ajudam…rs.
    Mas valeu pela dica,se uma hr eu achar vou dar uma olhada sim.
    Bjokas Flôr.

  6. Oi Ellen! Que bom que é esclarecida! Acho que estas coisas de mães e avós são bem fortes mesmo e muitas vezes é difícil de desapegar. Você pode crer mas até fazer ou seguir aí é de você….Quanto a não cortar unhas a noite, em casa todos falam isso. Japonês diz que quem corta a unha a noite não estará ou verá os pais morrerem. Eu não desacredito e até respeito mas não deixo de cortar minhas unhas a noite por causa disso. O creme da Dior é esse daqui: http://www.dior.com/beauty/jpn/ja/%E3%82%B9%E3%82%AD%E3%83%B3%E3%82%B1%E3%82%A2/%E3%83%95%E3%82%A7%E3%82%A4%E3%82%B9-%E3%82%B9%E3%82%AD%E3%83%B3%E3%82%B1%E3%82%A2/whitening/%E3%83%9B%E3%83%AF%E3%82%A4%E3%83%88%E3%83%8B%E3%83%B3%E3%82%B0-%E3%82%A2%E3%82%A4/py0481414.html
    Se você for pagar quase 5 mil num produto da Avon porque não experimentar um produto no mesmo valor ou as vezes até abaixo do preço e um Dior não é? Quando for pra Nagoya ou algum depato que tenha balcão da Dior, teste este creme com a ponteira que massageia….eu gostei! Beijos

  7. Oi, Vanessa!
    Que ótimo post sobre unhas! Super informativo!
    A gente acredita em cada coisa antes de se informar direito, não é mesmo? ^^
    Eu mesma já ouvi muita gente dizer que esmalte escuro deixava a unha mais forte mas nunca achei muito sentido nisso! rs
    Ainda mais aqui no Japão, devido ao trabalho, que é um desafio manter as unhas bonitas vem sempre alguém com alguma receita milagrosa de como deixar as unhas mais fortes!
    Confesso que nunca tinha ouvido falar das substâncias que causam tantos danos às unhas (formaldeído, tolueno e benzeno). Muito obrigada pela informação! ^^
    E o casco de cavalo? Deixa mesmo as unhas mais fortes? Hoje em dia há uma infinidades de fortalecedores e bases que não dá pra acreditar muito se eles têm realmente alguma diferença! rsrsrs
    Um grande beijo!

  8. Van, acho que as coisas que foram respondidas aqui abrangem muitos dos mitos e verdades que eu já conhecia… Não tenho mais nenhuma crença com relação às unhas!

    Beijos

    • Oi Dafni! Que bom que você não tem crença com relação ás unhas…..sabe cuidar das suas direitinho e ter seu próprio ritual! :) Bjs

    • Alguma dica sobre como consertar unhas que entortam?
      Minhas unhas sempre foram muito (mas muito) fraquinhas. Há uns 4 meses estou usando o Nail Envy Original da O.P.I. Elas agora estão MEGA fortes, mas conforme vão crescendo, vão entortando, virando para dentro. Isso acontece mais com os dedos médio e indicador da mão esquerda. Nas outras ou é inexistente ou tão sutil que passa despercebido. Se mantenho as unhas mais curtas, o problema desaparece. Isso acontece apenas quando as unhas começam a ficar maiorzinhas… =(
      Não sei se de fato o causador disso é o fortalecedor. Não acredito que seja… mas, igual, será que há alguma coisa que eu possa fazer para resolver isso? Acontece com vc?
      Conheci o blog há pouco tempo, mas curto horrores! 
      Beijinho!

  9. O post explica e que unhas não respiram, respirar unha não respira e uma expressão porém o post ressalta que enfraquece a unha por causa da quimica agressiva acho que vale sim deixar a unha sem esmalte e para quem  quer pintar todo dia vale gastar mais e comprar os recomendados com menos quimica agressiva. Eu como manicure fico aliviada de desvendarem esses mitos, pois há muitos que não fazem bem e até vc fazer a cliente entender e mudar o hábito demora, as pessoas simplesmente não aceitam facilmente que essas crencas arcaicas são mitos. Deixar a unha uns 2 dias sem esmalte p quem usa os convencionais ajuda a sair bem o pigmento que muitos deixam contribuindo para deixar aquele aspecto rosado e saudável. Fica a dica mais arcaica do mundo porém sábia nada em excesso e saudável. Adorei vou recomendar seu blog parabéns!
     

    • Olá Ana! Ficamos contente com sua visita, comentário e que o post tenha sido esclarecedor! Obrigada pelo retorno e carinho! Bjs

  10. oi eu adorei o post, as minhas unhas elas não crscem muito e quando elas crescem as pontas dobram pra baixo, isso tem cura tem alguma coisa que eu posso fazer pra isso não acontece?
    eu tento deixar elas quadradas ou meia arredondadas pra ve se resolve mas não resolve o que eu posso fazer?

    • Oi Marly!

      Difícil dizer a causa precisa, pois somente um dermatologista poderia identificar o problema.

      Pode ser um trauma na matriz da unha ocasionado no momento de fazer as unhas e usar palitos, espátulas ou alicate de cutícula, ou alguma falta de vitamina, etc

      O ideal é hidratar sempre a matriz das unhas, não machucar esta parte empurrando com espátulas ou palitos e procurar um dermatologista.

      Beijos

  11. Olá, amei estes posts de mitos e verdades, e quero tirar uma dúvida, quase nunca fico sem esmalte, e quando estou sem, minhas unhas doem muito, só param de doer qdo passo nem que seja uma base, somente para parar de doer…gostaria de saber se isso é normal…bjuuu…

    • Oi Mabel!

      O ideal é procurar um dermatologista para averiguar com precisão o seu problema, pois pode ser que sua unha esteja fraca por uso prolongado de base e esmalte, ou outro problema. Só um especialista poderá dizer se é normal ou não esta necessidade de uma base mas se pensarmos bem não é normal que sinta dores nas unhas não é!

      Bjs

      • Também sinto muitas dores nas unhas principalmente se fiçar sem esmalte, o que poderá ser?

        • Olá Angêlica!

          O melhor é procurar um dermatologista, como mencionei acima, não é normal sentir dores nas unhas.

          Só um especialista poderá identificar a causa e solução do seu problema.

          Bjs

  12. Quando tiro o esmalte das unhas e ficou tipo 1 dia sem..elas começam a doer..pq será?

    • Olá Lilian!

      Somente uma dermatologista poderá identificar o problema. Provavelmente por você ficar muito tempo com as unhas esmaltadas, elas devem estar fragilizadas, por isso a dor. As unhas precisam respirar!
      Tente marcar uma consulta para descobrir a causa desta dor.

      Bjs

  13. Oi Silvia! Que bom que gostou! A ideia é essa mesma, poder ajudar as pessoas confirmando ou desmistificando coisas! Conheço pessoas que usaram casco de cavalo e as unhas ficaram super fortes, minha prima usava e a unha dela era muito dura mas acontece que os cascos de cavalo antigos deixavam as unhas extremamente amareladas, acho que por algum componente. Hoje em dia já existem produtos denominados “casco de cavalo” mas que deixam as unhas com sua cor natural. Há muitos produtos bacanas no mercado que ajudam a fortalecer, como o Scientifique da Mavala, bases de tratamento da Sally Hansen, Risqué, Colorama. Tem uma base endurecedora ótima da marca brasileira Vefic. O negócio é testar e ver o que dá mais resultado, quanto mais você cuida das suas unhas e hidrata as cutículas, as unhas ficarão mais bonitas, fortes! Beijos

  14. Olá Janaina! Eu creio que não exista conserto! Pode ser uma questão de formato mesmo da unha, conforme ela vai crescendo, ela tende a inclinar, dando a aparência de “entortamento”. Algumas pessoas tem o formato de unha que chamamos de fêmea e macho. As unhas fêmeas são aquelas mais arredondadas, gordinhas. Já as machos são aquelas que são compridas e alongadas desde a matriz até as pontas. Não sei se você já reparou mas pessoas que possuem as unhas muito grandes, em determinado momento as unhas crescem pra frente e depois elas tendem a começar a entortar e crescer para baixo. Pode ser que o formato da sua unha influencie e também seja um processo natural….ela cresce até certo ponto e depois inclina. Não creio que o fortalecedor seja o causador e sim algo natural das suas unhas mesmo. Se isso chegar a ser um problema para você, o bacana é procurar um dermatologista. Ficamos contentes que você curta o Lov Lilac! Beijos e espero tê-la ajudado!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

CommentLuv badge

Lov Lilac